14/12/2009

O filme Avatar e a Nova Era


por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil

O filme Avatar é a mais recente artimanha da Nova Era para a conquista das mentes ocidentais. Criado e dirigido pelo canadense James Cameron, a história do longa começa na Terra. Jake Sully (Sam Worthington) é um soldado que perdeu os movimentos da perna e não encontrou nada pelo o que valesse a pena lutar. Quando a oportunidade de trabalhar em exploração de minas no Planeta Pandora chega, ele aceita. Pandora é um local exuberante e hostil. O ar é venenoso para humanos. Plantas e criaturas são predadoras e perigosas. E os nativos, humanóides azuis com mais de três metros, os Návi, não ficaram satisfeitos com humanos e máquinas que lá aportaram.

Por que, então, ir para o local? Porque é lá onde pode ser encontrado um mineral que poderá mudar o jogo em relação à produção de energia.

Devido ao planeta ser um lugar tão adverso, exércitos tradicionais são insuficientes para protegerem as minas. Para isso, uma espécie de programa de clones nomeado AVATAR que combina o DNA de humanos e de Na'vi foi criado. O resultado é essencialmente o clone de um Na'vi que pode preservar a percepção de um humano. O irmão de Jake Sully foi o doador original e controlador de um desses avatares. Mas ele foi morto e a corporação responsável pelo projeto chama Jake para ir a Pandora pilotar o tal corpo, já que ele tem o DNA que combina. Em troca, ele poderá andar novamente.

A história avança alguns anos para quando Jake chega em Pandora. Ele encontra um lugar de beleza indescritível, onde as florestas são densas, com muitas cores e formas, e a flora e a fauna produzem luz à noite, criando um jardim dos sonhos. Enquanto Jake está trabalhando em uma mina, ele encontra Viper Wolf, um dos perigos de Pandora. Antes que ele seja atacado, uma flecha perfura a criatura. Ela foi atirada por uma Návi (Zöe Saldaña), que o ensina sobre os perigos do planeta.

Os Na'vi vivem em harmonia com os perigos de Pandora. Através de sua salvadora, Jake começa a ver as tentativas humanas no planeta em um novo ângulo e percebe que descobriu algo pelo que lutar. Mas se juntar aos Návi em uma batalha contra os humanos tem um preço terrível: ele não poderá ficar no interior de seu avatar para sempre. Quando o avatar dorme, Jake acorda em seu corpo e precisa usar uma interface para conectar sua consciência com o avatar. Se ele se unir aos Návi na guerra contra os humanos, ele perderá a opção de tornar a reunir com seu avatar, podendo ficar preso como um humano imóvel e sem a Návi que aprendeu a amar.

O que é Avatar?

A palavra Avatar (do sânscrito Avatarã) significa “aquele que descende de deus” ou “encarnação”. É qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra. Na coleção hindu dos vedas encontramos a seguinte definição para Avatar.

"Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado de Deus pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado de Deus. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara.” (Chaitanya-caritamrita 2.20.263 – 264)

A palavra Avatar se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua "impersonalização" no interior das máquinas e telas de computador. Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual. Segundo a Dra. Suzete Venturelli da Universidade de Brasília, a origem dos avatares começou em meados da década de 60, em laboratórios que realizavam pesquisas de cunho militar, com o desenvolvimento da geração computacional de imagens. Hoje, passados 30 anos, os sistemas de geração de imagens, a realidade virtual e os avatares desempenham papel fundamental em todas as áreas, da biologia genética ao desenho industrial, da geologia à arquitetura, da medicina à arte.

Avatar e Nova Era

A palavra avatar aparece com frequência nos escritos da Nova Era como uma forma de exaltação do Maytreia (anticristo). Há uma conspiração em nível mundial dirigida por instituições como Lucis Trust, Institute Esalen, Planetary Citizens e Fundação Cultural Avatar com o objetivo de divulgar os princípios da Nova Era e preparar o mundo para o governo do Anticristo. Por definição, a Nova Era é a transição da Era de Peixes (considerada pelos adeptos como uma era cristã) para a Era de Aquário, que é caracterizada pela unificação política, econômica, religiosa, social e cultural entre todas as pessoas do mundo, não importando quão diferentes sejam umas das outras. Os new agers, como são chamados os seguidores da doutrina, absorveram a ideia oriental de que a humanidade evolui de ciclo em ciclo e que ela sempre esta progredindo em direção a um objetivo pré-determinado – a Nova Era (New Age, em inglês), quando os homens “alcançarão” uma nova consciência, tendo “domínio” absoluto sobre as forças ocultas e desvendarão os segredos do ocultismo.


Adquira as apostilas do INPR Brasil e ganhe um desconto especial

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Cheap Web Hosting